Contextile 2014 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea
O programa da Contextile 2014 foi apresentado oficialmente a 5 de Junho, numa conferência de imprensa que decorreu na Plataforma das Artes e da Criatividade, em Guimarães. A conferência de imprensa contou com a presença de Joaquim Pinheiro e Conceição Rios, da direcção da Contextile, José Bastos, vereador da Cultura do Município de Guimarães, Flávio Vieira, da DRCN, Paulo Vaz, da ATP, Vítor Cunha, do Montepio Geral, e José Cardoso Teixeira, Presidente do Instituto de Design de Guimarães.
O vereador da Cultura da autarquia vimaranense, José Bastos, afirmou estar “muito satisfeito por apresentar a segunda edição da bienal de arte têxtil contemporânea porque significa que não foi uma actividade efémera, ligada apenas à Capital Europeia da Cultura” e aproveitou para anunciar que este ano o Município de Guimarães vai assumir o Prémio de Aquisição da Exposição Internacional da bienal.
Durante a apresentação oficial da Contextile 2014, foi entregue ao vereador da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães a obra da artista Claire Baker, que venceu o Prémio de Aquisição da edição de 2012.
O director da Contextile, Joaquim Pinheiro, quis ainda lembrar que está a decorrer uma campanha de crowdfunding (mais informação em: www.indiegogo.com/projects/textile-art-in-a-textile-land).
Até 20 de Junho, quem quiser apoiar a arte têxtil contemporânea terá direito a bilhetes gratuitos para todas as exposições da bienal, t-shirts, catálogos assinados por artistas premiados, workshops gratuitos e visitas guiadas às exposições da Contextile 2014.
A Contextile 2014 arranca a 26 de Julho em Guimarães.