top of page

Contextile 2016 - Bienal de Arte Têxtil Contemporânea


Com uma programação extensa e diversa, a Contextile 2016 ocupa, mais uma vez, os principais espaços culturais da cidade de Guimarães, reforçando a sua particularidade e a pertinência da sua matriz conceptual e artística: colocar o têxtil no contexto da arte contemporânea.

EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL PALÁCIO CCVF | 30 Julho a 16 Outubro

Uma exposição que contará com 54 obras, de 51 artistas, oriundos de 19 países de várias partes do mundo. Resultado de uma seleção, de entre 544 artistas e 732 obras submetidas a concurso, da responsabilidade de um Júri composto por Lala de Dios, Cláudia Melo, Lívia Papai, Paula Sá e Paulo Leocádio, que atribuem também o Prémio de Aquisição e várias menções honrosas.

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS CASA DA MEMÓRIA | 20 Junho a 30 Julho

Exposição das artistas Elena Brebenel (Roménia), Inguna Levsa (Letónia) e Sandra Heffernan (Nova Zelândia) resultado de residências artísticas realizadas entre Junho e Julho nas empresas têxteis Lameirinho e MoreTextiles, e no atelier da Oficina, tendo como objetivo a criação e produção de obras artísticas na técnica do Jaquard, Estampagem e Bordado (de Guimarães).

ARTISTAS CONVIDADOS CAAA | 30 Julho a 16 Outubro

A bienal convidou as artistas Conceição Abreu e Isabel Quaresma a produzirem um projecto artístico, específico e em contexto para a Contextile 2016, em torno das temáticas do “território” a serem apresentados na galeria 1 e 2 do Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (CAAA).

“Saudade” SOCIEDADE MARTINS SARMENTO | 30 Julho a 16 Outubro

Uma exposição da artista norte americana Cindy Steiler, resultado de uma residência artística a partir do cruzamento da fotografia e das técnicas de estampagem e bordado. Um conjunto de imagens transportadas para o têxtil e que descrevem “Saudade” ... um desejo intenso e profunda melancolia que acompanha a ausência de uma pessoa ou de um tempo e um lugar irremediavelmente perdido.

“A Textile Memory: The Lausanne Biennials” PALACETE SANTIAGO | 30 Julho a 16 Outubro

Em parceria com a Fundação Toms Pauli (Lausanne, Suíça) a Contextile 2016 apresenta mais de 25 obras de arte têxtil, de grande formato, originalmente apresentadas e criadas para as Bienais de Tapeçaria de Lausanne entre 1962 e 1995. Estas obras, de reconhecido e elevado valor artístico, pertencem à coleção de arte contemporânea desta Fundação suíça.

”Emergências”: Educação e Criação Artística Têxtil

INSTITUTO DE DESIGN DE GUIMARÂES | 30 Julho a 16 Outubro

A Contextile 2016 convidou escolas artísticas com disciplinas de técnicas têxteis – FBAUP (Faculdade de Belas Artes do Porto), Escola Artística Soares dos Reis (Porto), Escola Artística António Arroio (Lisboa), FBAUL (Faculdade de Belas Artes de Lisboa), desafiando os alunos (e as escolas) para a criação e produção de trabalhos de arte têxtil, que serão apresentados em forma de exposição e instalação. Serão realizadas outras actividades conexas: workshops, talks, visitas em contexto.

Exposições Satélite CIAJG | 30 Julho a 16 Outubro

No âmbito da Contextile 2016, o CIAJG apresenta uma ampla mostra individual de Ilda David’ em torno da produção de bordados que a artista vem realizando tendo como mote central, mas não exclusivo, o universo literário de Maria Gabriela Llansol. Em paralelo, uma remontagem ampliada do núcleo de têxteis pré-colombianos da valiosa coleção CIAJG-José de Guimarães, artista plástico e colecionador de arte nascido em Guimarães, com um percurso internacional e sempre próximo à arte tribal e etnográfica.

TextileTALKS AUDITÓRIO CCVF | 31 Julho e 1 Agosto

As Textile Talks pretendem promover a apresentação e discussão de processos e obras artísticas. “Este é o meu trabalho, vamos falar sobre ele”, é o mote destas conversas à volta do têxtil, promovidas pela Contextile em parceria com a ETN-European Textile Network, sendo desenhado um programa de 2 dias a partir de uma Open Call aberta a artistas e investigadores da arte têxtil contemporânea.

WORKSHOPS: “Experimentar o Têxtil” INSTITUTO DE DESIGN DE GUIMARÂES

Está previsto um conjunto de workshops técnicos e criativos destinados a artistas, estudantes e ao público em geral, das diferentes áreas artísticas.

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL “What place is this?” AUDITÓRIO CCVF| 23 e 24 Setembro

Qual a relação da arte e da cultura com o território? O que é o território? Haverá um território da Cultura Têxtil? Estas são algumas das questões que a Conferência Internacional “Que lugar é esse?” – Território(s) de cultura têxtil, se propõe debater e refletir. Nesta conferência de dois dias, convidados nacionais e internacionais de diferentes áreas (sociologia, geografia, arquitetura, artistas, etc) irão, num primeiro momento, “deslaçar” o território de forma a contextualizar e descodificar origens e legados. Um segundo momento será dedicado a “entrelaçar” a arte e o têxtil, estabelecendo pontes entre local e global, artesanato e indústria, memória e produção artística, de forma a produzir chaves de leitura para a contemporaneidade.

Fique a saber mais sobre toda a programação da Bienal em http://contextile.pt

PARCEIROS

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page