Sessão Pública do Orçamento Participativo Nacional no IDEGUI
Orçamento Participativo Nacional esteve esta quinta-feira à noite em Guimarães. Sessão pública de apresentação realizou-se no Instituto de Design, em Couros.
Esta iniciativa, de apresentação da primeira edição do Orçamento Participativo de Portugal (OPP), um modelo com escala nacional, pioneiro em todo o mundo, tem com um orçamento disponível de 3 milhões de euros, e vai permitir que cada português decida como aplicar parte do investimento público em diferentes setores da sociedade. A primeira edição do OPP é dedicada a projetos nas áreas da cultura, ciência, agricultura e educação e formação de adultos em Portugal continental. Para as Regiões Autónomas, incluem-se as áreas da justiça e da administração interna.
O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático, direto e universal, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos em diferentes áreas de governação. São as pessoas que apresentam propostas de investimento e que escolhem, através do voto, quais os projetos que devem ser implementados. Podem participar todos os cidadãos nacionais com idade igual ou superior a 18 anos, apresentando propostas e votando nos projetos da sua preferência.