© 2017 Instituto Design Guimarães

IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães

Rua da Ramada, 52 | 4810-445 Guimarães

Tel. 253 510 801     Email: info@idegui.org

  • Facebook - Grey Circle

LICENCIATURA EM DESIGN DE PRODUTO

_________

 

No início de 2010 a Universidade do Minho assumiu o compromisso com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de desenvolver formação graduada e pós-graduada em Design de Produto.

Esse desafio foi respondido com um projeto educativo diferenciado e focado nas necessidades do tecido económico-produtivo neste domínio do conhecimento, com o objetivo de resolver problemas e desafios de empresas dos mais variados setores.

 

A Licenciatura em Design de Produto confere uma formação sólida em Design e os conhecimentos necessários para que os alunos possam conceber e melhorar produtos e serviços, em diferentes escalas e contextos. O curso está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). 

 

É um projeto multidisciplinar e que beneficia da integração natural do saber e experiência acumulados na Universidade do Minho no ensino e investigação em diversas áreas afins (Arquitetura, Engenharia de Conceção, Tecnologias de Processamento, Ciência de Materiais, etc.).

Ao longo do curso os alunos desenvolvem um vasto conjunto de competências transversais, que vão desde o desenho, a história, a teoria, o projeto, a ergonomia, a psicologia, o marketing, a economia e gestão, os materiais, a prototipagem e as tecnologias de fabrico. Muito deste trabalho tem lugar nas oficinas e laboratórios , bem equipados, do Instituto de Design.

O curso baseia-se numa aprendizagem ativa ("aprender fazendo!"), na comunicação direta entre os alunos e os docentes, no desenvolvimento de competências profissionais (trabalho em equipa, comunicação, gestão de projeto, responsabilidade social, etc.) e numa ligação forte com a prática profissional.

O curso tem a duração de 3 anos, cada um organizado em 2 semestres. Os projetos, caraterísticos do curso, combinam teoria e prática, trabalho em equipa e contato intenso com o corpo docente e com outros projetos de investigação em curso na Universidade.

 

A criação do Instituto de Design na cidade de Guimarães permitiu dispor de um vasto conjunto de laboratórios e oficinas onde alunos, designers e investigadores, podem desenvolver a sua atividade num ambiente criativo, tirando partido dos mais diversos e modernos meios tecnológicos.

A forte ligação da Universidade do Minho à indústria é uma mais-valia importante neste processo. Estamos certos que esta aposta no Design de Produto irá reforçar o sucesso da Universidade na sua relação com o tecido industrial nacional, contribuindo para a competitividade da região.