© 2017 Instituto Design Guimarães

IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães

Rua da Ramada, 52 | 4810-445 Guimarães

Tel. 253 510 801     Email: info@idegui.org

  • Facebook - Grey Circle

December 10, 2018

Please reload

Recent Posts

Abertura do estúdio multidisciplinar 812 CREATIVE DESIGN

December 17, 2018

1/10
Please reload

Featured Posts

DesignDAY - Soluções criativas na área da mobilidade urbana

September 14, 2016

 

A primeira edição do DesignDAY propôs encontrar soluções criativas na área da mobilidade urbana para implementar em Guimarães. Concurso contou com cerca de 50 participantes provenientes de todo o país e com perfis variados, desde alunos de licenciatura a doutorados, com formação em engenharia, arquitetura ou design.

 

O Professor Paulo Cruz, Presidente do Instituto de Design de Guimarães e Diretor do Curso de Design de Produto da Universidade do Minho, integrou o júri deste concurso.

O conceito “B.Bus”, pela sua originalidade e criatividade, foi a proposta que venceu o concurso Guimarães Green Urban Challenge, na primeira edição do DesignDAY, uma iniciativa promovida pelo Programa MIT Portugal, a Universidade do Minho e o Município de Guimarães. A ideia vencedora é um conceito de autocarro para utilizadores de bicicleta, permitindo que transportem as suas bicicletas no interior do veículo. Este autocarro possibilitaria aos residentes no Município de Guimarães que residam nas freguesias trazer as suas bicicletas para utilização na zona urbana da cidade. A ideia podia ser alargada adicionalmente para funcionar como estação móvel de aluguer de bicicletas.

 

A ideia premiada foi desenvolvida por um grupo multidisciplinar constituído por Flávia Barbosa, engenheira mecânica e atualmente aluna de doutoramento do Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnologias do MIT Portugal na Universidade do Minho, Pedro Baptista, licenciado em Design de Produto pela Universidade do Minho, e Raquel Figueiredo, formada em Engenharia da Energia e do Ambiente e atualmente aluna de doutoramento na área de Sistemas de Energia Sustentáveis do MIT Portugal na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

 

De salientar ainda duas menções honrosas para o projeto “Cycloud” desenvolvido por Luis Galamba de Carvalho, Nina Costa e Rita Rodrigues, alunos do Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e para o projeto “Bicla do Rei” desenvolvido por Ahmad Alshaghel, Sophia Moraes e Diogo Cunha, alunos de pós-graduação da Universidade do Minho nas áreas de Engenharia de Materiais, Ergonomia, e Tecnologia e Arte Digital, respetivamente.

 

O DesignDAY é uma iniciativa que pretende criar uma plataforma de geração de ideias que permita ao Município distinguir e implementar aquelas que forem mais relevantes. A estreia deste evento foi dedicada ao setor da mobilidade urbana na cidade de Guimarães, tema que se enquadra no processo de candidatura a Capital Verde Europeia em 2020. A mobilidade e a criação de soluções sustentáveis na área de transportes continuam a ser um desafio das cidades modernas.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags