© 2017 Instituto Design Guimarães

IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães

Rua da Ramada, 52 | 4810-445 Guimarães

Tel. 253 510 801     Email: info@idegui.org

  • Facebook - Grey Circle

December 10, 2018

Please reload

Recent Posts

Abertura do estúdio multidisciplinar 812 CREATIVE DESIGN

December 17, 2018

1/10
Please reload

Featured Posts

Usabilidade na prática do design de produtos tangíveis e intangíveis | Palestra de Joana Vieira e Rosane Sampaio

April 6, 2018

Imagem: ccg.pt

 

Decorrerá no Instituto de Design de Guimarães, na próxima terça-feira, dia 10 de abril, pelas 16h00, a palestra “Usabilidade na prática do design de produtos tangíveis e intangíveis”.

 

Esta palestra está inserida no 2º grupo de sessões da UC de Seminário - Ciclo de Palestras da Licenciatura em Design de Produto da EAUM - Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, no ano lectivo de 2017/2018, que tem lugar nas instalações do IDEGUI.

 

Usabilidade na prática do design de produtos tangíveis e intangíveis

Palestra de Joana Vieira e Rosane Sampaio (CCG- Centro de Computação Gráfica - UMinho)

10 de abril às 16h00
6ª Palestra do Ciclo de Palestras de Design de Produto 2018

 

Joana Vieira e Rosane Sampaio

Joana Vieira é formada em Psicologia Experimental e é atualmente analista de Usabilidade no domínio de investigação aplicada de Perceção, Interação e Usabilidade do Centro de Computação Gráfica. Esteve envolvida em ​​projetos de certificação de produto ao nível da usabilidade e design centrado no utilizador; integra a equipa de Fatores Humanos de projetos de HMI automóvel, Saúde e TICs, tendo realizado estudos de validação de ícones e de gestos, entre outras metodologias; De momento é doutoranda de Ergonomia na Faculdade de Motricidade Humana (ErgoVR, FMH, Universidade de Lisboa), onde investiga sinais sonoros de aviso em ambiente hospitalar.

 

Rosane Sampaio é Designer de Produto formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1999, com especialização em Ergonomia. Fez parte de equipas de consultoria de ergonomia em empresas como Centros de Controlo Ferroviário, Canais de Televisão, Call Centers, Hospitais e outros. Fez o mestrado em Psicologia do Trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina em 2004, com foco em Carga Mental. Entre 2005 e 2011 foi responsável pela equipa de Ergonomia Automóvel da Ford Motors no Brasil trabalhando com carros e camiões. Desde 2013 faz parte do Domínio de Percepção, Interação e Usabilidade no Centro de Computação Gráfica como investigadora dando apoio em projetos relacionados com o ambiente automóvel como HMIEXECEL e INNOVCAR, e projetos de usabilidade de forma geral.

 

(Pesquisas nº 15, 45, 1, 25, 57, 2, 62) (outras: usabilidade, ergonomia, design centrado no utilizador, interfaces sonoras, metodologias)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags