© 2017 Instituto Design Guimarães

IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães

Rua da Ramada, 52 | 4810-445 Guimarães

Tel. 253 510 801     Email: info@idegui.org

  • Facebook - Grey Circle

December 10, 2018

Please reload

Recent Posts

Abertura do estúdio multidisciplinar 812 CREATIVE DESIGN

December 17, 2018

1/10
Please reload

Featured Posts

Design Thinking debatido no Instituto de Design

April 21, 2015

A Primeira conversa do Ciclo de Conversas Informais do Instituto de Design de Guimarães, decorreu na sexta-feira passada, 17 de Abril e contou com a presença de 60 participantes de vários sectores de atividade. Esta foi uma conversa animada que cumpriu com o objetivo de despertar a curiosidade sobre o Design Thinking, e que se poderia ter estendido por mais tempo caso o houvesse.

No Lar de Santa Estefânia, o ambiente que se gerou durante o jantar levou a conversa a prolongar-se repartida entre grupos e sabores.

Ricardo Costa (Vereador da Câmara Municipal de Guimarães - Departamento Financeiro):
"A consciencialização da necessidade de um design thinker, seja a que nível for, é um primeiro passo para a busca da diferenciação e inovação, seja na fase da introdução, seja na fase da maturidade de um serviço ou produto para que na cadeia de valor sejam visíveis crescimentos e evoluções assinaláveis. Só com um pensamento estratégico seremos capazes de impor dinâmicas que ambicionamos.”

Paulo Vaz (Diretor-Geral ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal):
“A conversa foi interessante, abordando aspetos do design que não estão sempre claras para o cidadão comum, incluindo a maioria das empresas. Se o design enquanto produto é totalmente assimilado e tido como fundamental na cadeia de valor em que a empresa se insere e se quer inserir, já o design thinking enquanto método, processo e prática sistemática de gestão estratégica e desenvolvimento operacional não o é tanto.”
  
Katja Tschimmel (NA’MENTE – Consultoria e Formação em Pensamento Criativo e Design):
“O Ciclo de Conversas Informais é uma excelente oportunidade para os interessados em design e temáticas associadas, discutirem conceitos, perspetivas e valores. Acho que a conversa entre mim e o Paulo Bessa, com a intervenção de vários participantes, esclareceu o potencial do Design Thinking como método multidisciplinar para a inovação, no universo do design, das empresas e das cidades. O ambiente descontraído do evento contribuiu claramente para a grande participação do público. Foi um bom debate. Parabéns à organização!”

Paulo Bessa (Diretor Geral da Amorim Cork Ventures):
 “Existe, como se sabe, uma forte ligação entre o Design e a Inovação. Se esta é uma afirmação “comum” e facilmente aceite no que respeita ao desenvolvimento de novos produtos, no debate em que tive o gosto de participar com a Katja, julgo que ficou claro que o contributo do Design para a Inovação Empresarial poderá ir muito para além do produto. Num ambiente descontraído que juntou pessoas com diferentes perfis (académicos e profissionais) para debater o Design Thinking, foi um prazer partilhar as experiências da Amorim Cork Ventures e da APGEI nesta matéria. Quem lá esteve concordará que o debate foi bastante participativo e interessante. Não fosse o aproximar da hora do jantar, provavelmente estaríamos à conversa mais umas horas… Parabéns aos responsáveis por este Ciclo de Conversas Informais.”

A Próxima Conversa decorre no dia 30 de Abril, quinta-feira, pelas 18.30h, sobre o tema – O Design e a Indústria, com a Participação de Alzira Peixoto e Carlos Mendonça (Simpleformsdesign.com) e Paulo Rocha (Diretor Técnico, de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Granorte).

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags