© 2017 Instituto Design Guimarães

IDEGUI - Instituto de Design de Guimarães

Rua da Ramada, 52 | 4810-445 Guimarães

Tel. 253 510 801     Email: info@idegui.org

  • Facebook - Grey Circle

December 10, 2018

Please reload

Recent Posts

Abertura do estúdio multidisciplinar 812 CREATIVE DESIGN

December 17, 2018

1/10
Please reload

Featured Posts

15 MAI 18:30 LSE | Design + Responsabilidade social

May 13, 2015

DESIGN E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Ciclo de Conversas Informais do Instituto de Design de Guimarães
15 Maio 18.30h no Lar de Santa Estefânia seguido de jantar

 

Também lhes chamamos de “Criadores” – pois o que fazem existe antes das coisas existirem...
O conforto, a alegria e o sucesso de muitas das nossas atividades quotidianas, resultou em grande parte do talento e dedicação de muitos designers, de quem nem sabemos o nome!
E também, mesmo conhecendo casos caricatos e excecionais, é grande a expectativa que temos quando pensamos em designers: esperamos que sejam um pouco artistas e tenham do mundo uma perspectiva original, inspirada na realidade contemporânea. Mas por outro lado:
• Espera-se que criem soluções oportunas... não disparatadas!
• que funcionem – que não compliquem ainda mais..
• económicas - de preferência! – e baseadas nas novas tecnologias de produção e
materiais inovadores...
• que sejam elegantes e não ocupem demasiado espaço...
• coisas feitas para cada um de nós – e não para eles próprios...!
• que nos fiquem bem..tão bem que tenhamos orgulho de as ter e usar ...

 

Quem tem capacidades para conseguir tudo isto, tem de ter uma grande responsabilidade na configuração do nosso futuro! Urge refletir sobre os valores inerentes a uma profissão tão importante!

Paula Trigueiros
Guimarães,
Março 2015


Paula Trigueiros
Professora Auxiliar na licenciatura em Design de Produto na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho. Formada em Arquitetura, desde cedo se interessou pela pequena escala dos espaços e dos objetos, pela expressão dos materiais e experiência sensorial que proporcionam aos utilizadores.
Fez trabalhos de investigação e consultoria sobre acessibilidade e interação com máquinas de venda e equipamentos de uso público –área em que se Doutorou em 2008. Recentemente participou no projeto Future Cities , sedeado na FEUP e que desenvolveu também na UCL, em Londres, focando a perspectiva e os modos de estimular a participação dos cidadãos numa cidade infraestruturada com Tecnologias de Informação e Comunicação.
Tem uma visão do design como resposta à equação de problemas, valorizando o conceito de Design Inclusivo. Procura estímulos e oportunidades para o design nos desafios da sociedade contemporânea, como a integração de pessoas com necessidades especiais ou o envelhecimento da população - valores que tenta transportar na sua prática docente e nas suas atividades de dirigente associativa - de uma IPSS situada no Douro e da AMEP – Associação Música Esperança Portugal.
Fundadora do grupo PLIM- Projetos Livres, Ideias em Movimento – que se dedica à exploração criativa de ideias, é mãe de três rapazes e procura oportunidades para promover “pequenos momentos de felicidade”.


Armando Fernandes Guimarães
Licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Mestre em Economia Social, pela Escola de Economia e Gestão, da Universidade do Minho, com Master em Estratégia e Competitividade, pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão.
Foi professor de Filosofia e Psicologia, nas escolas secundárias de Águas-Santas, Maia e Vila Real Santo António. Gestor Administrativo, na Afaplan – Planeamento e Gestão de projectos.
Consultor Pedagógico, na Porto Editora. Coordenador Geral de Voluntariado e Adjunto Executivo, na Cruz Vermelha Portuguesa de Guimarães. Educador Social, na Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social.
É professor convidado no Mestrado de Economia Social, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, Formador e Consultor de Gestão de Organizações Sociais e Voluntariado e Presidente da Direcção da Associação de Solidariedade Social dos Professores de Guimarães.
Atualmente, assume a Coordenação Pedagógica do Departamento de Formação da Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) e desenvolve a Actua, empresa start-up na área da Consultoria em Responsabilidade Social das Organizações.

 

Desta vez a conversa vai decorrer também no Lar de Santa Estefânia, o jantar será servido quando a conversa terminar ou quando a fome chegar. Informalmente.

 

Dentro do tema da responsabilidade, queremos aproveitar para dar a conhecer melhor o projeto do Lar de Santa Estefânia.

 

A Próxima Conversa decorre no dia 29 de Maio, sexta-feira, pelas 18.30h, sobre o tema – O Design e a Arte, com a Participação de Eduardo Aires.
 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Follow Us
Please reload

Search By Tags